Redefinindo as Experiências Comerciais para consumidores de VR e AR em 2020

Redefinindo as Experiências Comerciais para consumidores de VR e AR em 2020

As plataformas de mídias sociais otimizam seu conteúdo a cada milissegundo. Com o fim de 2019, analisamos as melhores peças publicitárias do ano e nenhuma delas envolve as tecnologias de VR e AR.

Estudos sobre a psicologia da Realidade Virtual e Aumentada provam que sem dúvidas as tecnologias imersivas são a forma mais efetiva de conteúdo e a que mais impressiona o público. Elas aumentam a capacidade dos usuários de relembrar o que viram, permite que haja maior engajamento com o conteúdo – e por mais tempo -, além de terem um impacto mais significativo na mente das pessoas do que vídeos 2D. Durante a Digital Enterteinment World Expo de 2019, Tony Parisi, líder do departamento de AR/VR Ad Inovation da Unity, listou os melhores e mais impactantes formatos de propaganda dentre as diversas plataformas midiáticas:

  1. Eventos de ativação de conteúdos ao vivo
  2. Experiências em VR e MR
  3. Apps AR
  4. Anúncios AR
  5. Vídeos para mobile

Apesar de haver muitos artigos falando mal de Realidade Virtual e Aumentada – e sua eficácia como ferramentas de publicidade e seu efeito nos consumidores – já é tempo de repensar essas novas mídias. Como podemos criar anúncios como experiências que realcem nossas vidas ao invés de interrompê-las?

Com o mercado de vídeo saturado, tem sido fascinante ver plataformas como a Netflix publicar histórias, atores e conteúdos antigos e, ao mesmo tempo, criar filmes e séries originais. Inclusive em Junho do ano passado, eles lançaram uma série chamada “Kiss Me First” retratando esse mundo da Realidade Virtual.  A audiência de hoje tem a opção de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Eles podem assistir à televisão, usar smartphones ou tablets, e até assistir algo simultaneamente com seus amigos. Com VR e AR, essas mesmas regras não se aplicam – pelo menos não ainda. Seu conteúdo é para uma pessoa por vez e não pode ser utilizado como um barulho de fundo ou um passatempo; ele é significativo, interessante e inovador.

Um dos maiores desafios da publicidade ao utilizar Realidade Virtual e Realidade Aumentada é mostrar aos seus potenciais investidores que a tecnologia realmente funciona. Nos últimos dois anos, especialmente em 2019, a percepção do mercado tem mudado, já que as análises de mercado envolvendo VR e AR aumentaram. Como por exemplo o Youtube que desenvolveu uma ferramenta de Realidade Aumentada que permitiu que seus usuários  testassem maquiagens de beleza, o que foi super bem aceito pelo público. E agora também é possível mensurar os dados de consumidores com mais facilidade utilizando tracking de olhos, acesso a câmera do dispositivo dos usuários, expressões faciais, e respostas emotivas, coisas que não são possíveis com anúncios em 2D. Mas, enquanto os resultados e insights em AR e VR são ótimos, as novas tecnologias introduzem preocupações quanto à privacidade.

Além de mostrar um caminho para uma publicidade que aprimora a vida dos consumidores, aos criadores, publicitários, distribuidores e criadores de conteúdos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada têm a missão de estabelecer padrões efetivos de privacidade. Por quanto tempo as informações devem ficar armazenadas? Quantos detalhes são capturados e quem tem acesso a esses dados? Podem, os dados, serem comprados e vendidos se forem reduzidos a simples palavras e números, como mandam as normas?

Essas tecnologias inovadoras são apenas uma pincelada do futuro. Uma simples rede com 5G traz o metaverso e os conteúdos digitais para o mundo real com modelos 3D muito similares à realidade, e quem oferece esse tipo de experiência aos consumidores descobre que a impressão virtual causa grande impacto no público. Hoje, a Realidade Virtual é atemporal.

Enquanto grandes companhias continuam a adotar a tecnologia imersiva em suas campanhas promocionais, podemos esperar grandes mudanças no mercado. Em 2020, vamos redefinir e repensar os jeitos tradicionais de campanhas publicitárias e, usando as Realidades Virtual e Aumentada, causar mais impacto nos consumidores.

Para desenvolver sua aplicação de Realidade Aumentada ou Virtual, entre em contato conosco pelo site agenciacasamais.com.br ou pelo telefone: (11) 3467 – 1985.